Teorias da administração
Influência dos Filósofos
- Sócrates (470 a.C. -399 a.C.): administração com habilidade pessoal.
- Platão (429 a.C. – 347 a.C.): forma democrática de governo.
- Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.): administração pública tem três formas: Monarquia, Aristocracia e Democracia.
- Francis Bacon (1561-1626): separa o que é principal do que é acessório.
- René Descartes (1596-1650) : Método Cartesiano (Princípio da Dúvida Sistemática; da Análise; da Síntese; da Verificação).
Influência da Organização Militar: contribuiu com alguns princípios são eles: – Organização Linear; - Princípio da Unidade de Comando; - Escala Hierárquica; - Centralização do Comando e descentralização da execução.
Influência da Igreja Católica: Durante muitos séculos às normas administrativas e a organização pública ficou à cargo da Igreja Católica, e não dos Estados (Roma, Atenas, etc.) influenciou profundamente o pensamento administrativo.
Influência da Revolução Industrial: criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico onde surgiu a teoria administrativa. Começou na Inglaterrra e foi dividido em duas épocas diferentes.
- 1780 à 1860: 1º Revolução Industrial ou revolução do carvão e do ferro. Características: - mecanização da indústria e da agricultura (teares mecânicos e máquinas de desencaroçar algodão); - aplicação da força motriz à indústria (máquina a vapor); - desenvolvimento do sistema fabril (operário ficou no lugar do artesão); - aceleração dos transportes e comunicações.
- 1860 à 1914: 2º Revolução Industrial ou revolução do