TEORIAS DA ADMINISTRA O
Teoria Clássica: Nesta teoria Henri Fayol define a empresa em seis funções: técnicas, Comerciais, Financeiras, contábeis, administrativas e de segurança. Esta visão passou por varias mudanças porque hoje as empresas articulam suas áreas basicamente em finanças, contabilidade, marketing, produção, operação e gestão de pessoas. Para Fayol a administração consiste em elementos como prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, A teria clássica da enfoque ao normativo, dizendo como o administrador deve conduzir todas situações para ter eficiência
Teoria da Burocracia: Esta teoria surgiu com Max Weber, para ele o tipo ideal de administração se dividia em: formalização, divisão do trabalho, princípio da hierarquia, impessoalidade, competência técnica e resistência a mudanças.
Esta teoria ainda é o melhor caminho encontrado para grandes organizações para que possam se desdobrar como redes de alianças estratégicas.
Dentro as características desta teoria estão à divisão de do trabalho em hierarquias, adoção de rotinas e procedimentos para substituir decisões individuais, profissionalização das pessoas.
Teoria Estruturalista: Esta teoria é fechada, entendendo a empresa como maquina na qual a organização é um arranjo estático.
Características: Adoção de conceitos da teria clássica.,foco em análise interorgazional,adoção de tipologias para estudar diferentes tipos de organizações.
ORGANIZAÇÃO MECANICISTA X ORGANIZAÇÕES FLEXÍVEIS: EXISTIRIA UM MEIO TERMO? O texto abordado tenta explicar como as várias teorias da administração surgiram a relação dos trabalhadores e como foram aplicadas ao longo do tempo . A primeira teoria a surgir foi a teoria clássica a qual tentava solucionar os problemas de produtividade, mão de obra e desperdícios. Taylor tentou demonstrar em suas experiências que o trabalho poderia ser padronizado aumentando o nível da produção Fayol tenta trazer as teorias para área cientifica através de