Teorias Comportamental e Contingencial - SLC Agrícola
8.1 Descrição
A teoria Comportamental se fundamenta no comportamento individual das pessoas, e é necessária para ajudar a explicar, prever e controlar o comportamento humano; é um complemento da Teoria das Relações Humanas, porém muito mais focada na motivação do funcionário.
Fundamentada em valores e cultura sólidos, a SLC Agrícola investe de forma permanente no desenvolvimento de suas equipes, preparando-as para lidar com os crescentes desafios do negócio e oferecendo oportunidades de carreira e aprimoramento profissional.
A empresa mede o nível de satisfação e faz ações para melhorar os pontos fracos. Por exemplo, remuneração, plano de saúde e benefícios, vale alimentação, etc. Também faz treinamentos de integração e motivação. Ocorrem também práticas de integração entre as áreas, confraternização de aniversariantes, etc.
A empresa paga 5,4% de seu lucro líquido como PPR (Programa de Participação nos Resultados), que é dividido entre os funcionários no mês de fevereiro de cada ano. Dependendo do lucro que a empresa atingir, isso pode representar até 4 salários nominais ou mais.
8.2 Diagnóstico As necessidades de Maslow podem ser observadas em:
Necessidades Fisiológicas: são sanadas, nas fazendas onde a própria SLC que lhes fornece casa e isso é fundamental para a permanência destes funcionários na empresa;
Necessidades de Segurança: é percebido pela estabilidade que o funcionário possui dentro da empresa, e pela importância que lhe é assegurada.
Necessidades Sociais: o relacionamento é muito apreciado com treinamento e integração dos funcionários, e é consequência de bons resultados nas necessidades fisiológicas e de segurança,
Necessidades de Estima: o funcionário se vê muito orgulhoso e satisfeito por trabalhar em uma empresa que o valoriza e que tem destaque no mercado nacional e internacional;
Necessidades de Auto Realização: os funcionários são estimulados e motivados a melhorar o seu desempenho e o seu