Teorias Classicas Tecnologia
TEORIAS CLASSICAS DA TECNOLOGIA
Trata-se de considerações sobre o pensamento econômico sobre a tecnologia e as principais transformações tecnológicas que ocorreram a partir do século XVIII ate século XIX, onde surgiram grandes inovações.
Os primeiros pensadores a interpretar os acontecimentos foram Adam Smith e David Ricardo.
Revolução Industrial
As inovações ocorridas na Revolução Industrial causaram um impacto radical no processo produtivo:
a) a substituição da habilidade e do esforço humano pelas máquinas;
b) a utilização de fontes de energia inanimadas convertendo o calor em trabalho;
c) o uso de novas matérias-primas, como a utilização de minerais.
Automação da Industria Têxtil
Foi numa tecelagem inglesa a primeira forma organizada de divisão do trabalho. Esse novo conceito de automatização da força humana, mudança de organização da produção e especialização de trabalhadores trouxeram um avanço na produtividade do século XVIII.
Desenvolvimento da Máquina a Vapor
Inicialmente pouco viável comercialmente, algumas grandes inovações atribuidas a gênios individuais, permitiram saltos fundamentais para a aplicação comercial da máquina a vapor.
A tecnologia e o capitalismo
Max, entendia que a relação entre tecnologia e sociedade não era determinista, pois um sistema econômico não poderia ser moldado pela tecnologia e sim, dependia das instituições políticas e sociais. A partir da Revolução Industrial, o desenvolvimento tecnológico passou a servir ao processo de acumulação de capital e apresentar um viés de substituição de trabalho por máquinas. O capitalista se apropria do resultado da produção, mudando toda relação as relações do trabalho.
Para Max portanto, a Revolução Industrial não dependeu de inovações tecnológicas mas, principalmente de condições favoráveis ao desenvolvimento capitalista.
A tecnologia no pensamento econômico clássico
Para Smith a divisão do trabalho não era propriamente um produto da