TEORIAS ADMINSTRATIVAs E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Cintia Magali de Souza da Silva
Damielle Yasmine Tridapalli Voltolini
Pamela Tomaz
Prof. Natalie A. Cidral
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Processos gerenciais (EMD 0534) – Seminário Interdisciplinar I
25/05/2015
RESUMO
Teorias Administrativa e Econômica e o Desenvolvimento Social diz respeito ao estudo das principais teorias administrativas bem como seus objetivos e os recursos para alcançá-los. Através de uma análise simplificada estabelece as principais semelhanças e diferenças entre cada teoria além de enfatizar suas contribuições para com a sociedade e a economia no âmbito histórico. Neste contexto, o artigo tenta discutir a forma como a administração vem mudando seu conceito ao longo dos anos e demonstrar através de exemplos que nos rodeiam o modo como algumas organizações são administradas e como a gestão das mesmas mudou o ambiente socioeconômico em que estão inseridas.
Palavras Chaves: Administração, Organização e Teorias Administrativas.
1 INTRODUÇÃO
Partindo do surgimento do conceito de administração no século XX vê-se uma rápida evolução. A administração tal como a conhecemos hoje é resultado de um longo desenvolvimento com inúmeras teorias, precursores e conceitos que de várias formas são usados no nosso meio.
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar as Teorias Administrativa e Econômica e a forma como elas afetam a sociedade usando como base a Administração científica de Taylor, uma teoria operacional onde a exploração dos funcionários e a falta de consideração quanto ao aspecto humano eram muito visíveis. Passando pela Teoria Clássica de Fayol com uma visão mais anatômica e estrutural que visava maior produtividade no trabalho e eficiência do trabalhador na empresa, partindo dele ainda a clássica visão da função de administrador. A Teoria das Relações Humanas onde passamos a ter um reconhecimento maior do funcionário. Após este apresentamos a Teoria