Teorias adm
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
DICIPLINA: ADMINISTRAÇÃO
TÍTULO: TEORIA ESTRUTURALISTA TEORIA COMPORTAMENTAL TEORIA DA CONTIGÊNCIA
UNIDADE ANHANGUERA - TAUBATÉ II
19/03/2013
SUMÁRIO
1. TEORIA ESTRUTURALISTA 3 2. teoria comportamental 3 3. teoria da contingência 3 4. CONCLUSÃO 4 5. BIBLIOGRAFIA 4
1. TEORIA ESTRUTURALISTA
O estruturalismo nasceu na tentativa de compreender a organização como um todo social, existia uma oposição entre idéias, conceitos de relação humana, administração científica e teoria clássica, isso levou os estudiosos a desenvolver um novo referencial teórico.
O estruturalismo passou a ser um método comum às ciências sociais, por aprender os fatos novos como uma prática e não como um objeto ou conceito, e principalmente como uma totalidade.
Estruturalismo vem do latim structura que significa arranjo, disposição, construção.
2. teoria comportamental
A teoria comportamental veio em ataque aos principios da teoria clássica e à aceitação com os devidos reparos e correções das principais idéias da teoria das relações humanas.
A teoria comportamental se baseia em três principais características, são elas: * A grande ênfase nas pessoas; * A preocupação com o comportamento organizacional e os processos de trabalho; * O estudo do comportamento humano.
3. teoria da contingÊncia
A teoria da contingência surgiu a partir das diversas pesquisas que foram efectuadas, tendo estas como objectivo principal perceber se as organizações seguiam um modelo de teoria clássico ;
O que se pode verificar é que não existia uma única forma de gestão adequada, mas sim múltiplas formas adequadas de se gerir.
Nova concepção organizacional, na qual a sua estrutura e o seu funcionamento são dependentes do ambiente que as rodeia, isto é, de contingências externas. Ora, são essas mesmas contingências que podem ser