TeoriaIV
1265 palavras
6 páginas
Universidade Federal de PernambucoDepartamento de Arquitetura e Urbanismo
Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV
Alane Moraes de Oliveira
Avaliação da Disciplina Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV
Recife, dezembro de 2014
Universidade Federal de Pernambuco
Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV
Questão 1
Marc Antoine Laugier, no “Essai sur l’Architecture” afirma que “esta arquitetura moderna (gótica) fez durante bastante tempo as delícias de toda a Europa”.
No texto “On the construction of religious buildings in France”, Viollet-Le-Duc afirma que “preferir a forma grega à forma gótica é uma questão de gosto. Porém, não invalida as crenças de nossos antepassados, a razão, o bom senso, o conhecimento e a experiência, pois eles possuíam essas qualidades em alto grau. Talvez até tivessem mais o espírito da Antiguidade do que os que os imitaram no Renascimento”.
Estabeleça um estudo comparativo entre as duas formas de pensar a Arquitetura e argumente, contra ou a favor, com argumentos próprios.
Avaliação realizada para a disciplina de Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV, ministrada pelo professor Tomás Lapa, como pré-requisito para nota da cadeira.
Recife, dezembro de 2014
Desenvolvimento
A Arquitetura pensada e idealizada por esses dois teóricos, Laugier e Le-Duc, diferem bastante no que diz respeito a forma estética final da obra, entretanto, ambos buscaram conceber e aconselhar na formação de princípios que norteassem as construções e restaurações dos arquitetos nos respectivos séculos, XVIII e XIX.
O teórico Marc Antoine Laugier sentia a necessidade da formulação de regras fixas e imutáveis para a arquitetura aplicáveis a qualquer construção. Para conceber esses princípios, Laugier sugere que os arquitetos procurem analisar, registrar e levantar características – assim como Le-Duc prega o conhecimento da técnica gótica – da arquitetura clássica grega,