Teoria e prática da narrativa jurídica.
Exercícios 03, 06 e 07 para AV1 de Teoria e Prática da Narrativa Jurídica.
Exercício da Aula 03:
Questões:
a) Resuma, em até cinco linhas, qual a versão narrada pela parte autora.
RESPOSTA: A versão narrada pela parte dá autora é a do constrangimento sofrido por sua cliente em face do seu patrão, que vinha assediando-a moralmente e sexualmente para que esta cultivasse uma relação paralela à vida profissional, a qual não agradava a mesma, que acarretou sérios problemas em sua vida pessoal durante e após a resolução do fato.
b) Identifique, na transcrição desse segmento, pelo menos três informações que a parte ré não teria narrado. Justifique por quê.
RESPOSTA: “2- Esse diploma foi conquistado não sem esforço, melhor se diria até, com grande sacrifício. Órfã de pai aos nove anos de idade, mais velha de três irmãs, teve a autora muito cedo que começar a trabalhar, para ajudar sua mãe no orçamento doméstico; ainda adolescente, menor de idade, aceitava pequenas tarefas remuneradas, posando para comerciais de televisão, ocasionalmente desempenhando pequenos papéis dramáticos em telenovelas.”
Nesse trecho, o réu não tinha conhecimento de todo o esforço que a autora teve para chegar aonde chegou, logo, não podendo ser narrado por ele.
“38- A autora cuidava que todo aquele pesadelo não duraria mais que uma noite e que, novamente sóbrio, o réu se desculparia ou, pelo menos, tentaria fingir que nada tinha acontecido.”
Nesse trecho, é impossível o réu saber o que se passa no âmago da autora, o sofrimento que essa teve que suportar para ser demitida.
“56- Mas não paravam aí os sofrimentos. Também por um outro particular a situação era cruel: além de seus sonhos profissionais, a autora evidentemente tinha também sonhos como mulher, os sonhos de toda moça: ter uma relação afetiva normal, sólida, casar-se, gerar e criar os próprios filhos.”
Nesse trecho, o réu também não