teoria e historia do urbanismo
Uma área urbana ocupada por uma série contínua de elementos (residencial, comercial e/ou institucional) sem que haja entre elas um vazio (rural) provocando uma secção.
Acontece da seguinte forma: duas ou mais áreas urbanas existem com um perímetro rural que as separam. Essas áreas urbanas começam a crescer de maneira tal que vai tomando a área rural, ao ponto que uma cidade funde-se a outra, perdendo-se a percepção de onde termina ou começa o município.
O introdutor desse termo foi Patrick Geddes que a definiu como “uma região urbana integrada por um grupo de cidades grandes ou pequenas situadas em área determinada e limitada, e unida estreitamente por laços econômicos. http://queconceito.com.br/densidadeFERRARI, Celson . Dicionário do Urbanismo . Editora DIsal.
MUNICÍPIO
Subdivisão territorial do Estado-membro brasileiro, pode-se fazer parte a zona urbana e também a zona rural. É o menor órgão representativo próprio, tendo como seu representante político e legal o Prefeito, e uma câmara de vereadores, eleito por seus habitantes através de eleições.
O município pode se dividir em distritos para melhor administração, sendo o Distrito Sede aquele onde se localiza a Prefeitura.
FERRARI, Celson . Dicionário do Urbanismo . Editora DIsal.
UNIDADE DE VIZINHANÇA
Um plano de urbanismo, que tem como seu precursor o arquiteto Clarense Arthur Perry, que pensou nele para Nova Iorque. O elemento ordenador desse plano é a relação social, uma preocupação devido à perda dessa interação ao longo das transformações urbanas vividas.
A unidade de vizinhança é um meio do qual os urbanistas pretendem devolver à cidade o espírito comunitário, tendo como alvo gerar verdadeiros grupos primários ou comunidades. Consiste em um núcleo populacional urbano de 3 à 15 mil habitantes, em uma área máxima de 300 há, dispondo de equipamento urbanos alocados nos limites da área residencial, e tem como foco principal a escola – a criança em idade escolar de 7 à 14 anos