Teoria xy e z
CENTRO AVANÇADO DE ENSINO - FACULDADE ITOP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JÚLIO IGLESIAS MORAIS SANTOS
Teoria X,Y,Z
Palmas
2012
[pic]
CENTRO AVANÇADO DE ENSINO - FACULDADE ITOP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Teoria X,Y,Z
Professor Jackson dos Santos Correia
Palmas
2012
Introdução
A relação entre empresa e funcionário é muito complicada umas tratam bem os funcionário e outras tratam sem o mínimo respeito com a teoria X favoreceu o lado da empresa, com a Y lado do funcionário, com isso surgiu a teoria Y que ajudou e muito ambas as partes teoria essa que é utilizada em vários países inclusive o Brasil.
Teoria X: Fala que as pessoas são preguiçosas e que necessitam de motivação, pois encaram o trabalho como um mal necessário para ganhar dinheiro.
Teoria Y: Fala que as pessoas querem e necessitam trabalhar.
Teoria Z: Fala que o sucesso da administração, está ligado a motivação humana e não simplesmente na tecnologia dos processos produtivos.
Desenvolvimento
Douglas McGregor nasceu em Detroit e licenciou-se no City College. Doutorou-se em Harvard, onde lecionou Psicologia Social, e foi professor de Psicologia no MIT. Em 1948 era presidente do Antioch College, emYellow Springs, e em 1962 lecionava a disciplina de Gestão Industrial na Sloan Fellows. Famoso por suas teorias x, y e z.
A teoria X refere-se ao seu humano como preguiçoso, Pessoa que não tem vontade de trabalhar, que não quer ter responsabilidades. Em alguma delas o ser humano é apenas uma ferramenta de lucros e deve ser sugada a exaustão.
Segundo Chiavenato (2003, P.337) o homem é indolente e preguiçoso por natureza, ou seja, ser humano é preguiçoso de nascença, e não tem como mudar. Falta-lhe ambição: vontade de crescer na vida, batalhar para que seus sonhos possa se tornar realidade. O homem é egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral,aos objetivos da