Teoria Social Cognitiva
Teoria social cognitiva: conceitos básicos1
Social cognitive theory
Elaine Teresinha Dal Mas DIAS2
A (re)apresentação da Teoria Social Cognitiva, criada por Albert Bandura, é o reconhecimento da importância de um saber desenvolvido em décadas de pesquisas e estudos por um dos mais significativos e produtivos pensadores da psicologia. Tornar presente esse arcabouço teórico é, a um só tempo, introdução e atualização do conhecimento psicológico.
Posteriormente esses autores apresentam e analisam as relações entre as realizações humanas e as crenças de autoeficácia, que partem da interpretação de quatro princípios originários - experiência de domínio, experiência vicária, persuasões sociais e estados somáticos e emocionais - influenciadores do funcionamento humano.
A proposição primeira desta produção, disposta em oito capítulos, é oferecer parte da conceituação que dá suporte ao pensamento de Bandura, bem como apresentar as origens da Teoria Social Cognitiva e a perspectiva da agência, um de seus fundamentos. Desta forma, a obra possibilita a compreensão do funcionamento humano arraigado em sistemas sociais. E, ainda, dá a conhecer a distinção e as discordâncias de diferentes vertentes teóricas, em especial as teorias behavioristas clássicas e as concepções psicodinâmicas, assim como a diferença das proposições humanistas e existencialistas.
- Anna Edith Bellico Costa, Universidade Federal de Minas Gerais, que apresenta a modelação como aprendizagem originada em modelos e o papel fundamental na imitação, que pode ter como efeitos a modelação de padrões de respostas, a inibição ou desinibição de respostas aprendidas anteriormente e o estímulo ao desempenho de respostas assemelhadas ao modelo; essa autora ressalta também a relação entre a modelação e o comportamento agressivo presente na sociedade contemporânea.
O livro conta com a colaboração de:
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
- Frank Pajares (Emory University) e Fabián