teoria positivista
UNIDADE VASCO DA GAMA
CURSO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEORIA DA CONTABILIDADE
PROFª CLAUDIA LIMA
Reginaldo De Brito Galdino Lins Filho
TEORIA POSITIVA E NORMATIVA
Salvador
2014
Reginaldo De Brito Galdino Lins Filho
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA: FITTRN
FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTE RODOVIARIOS DO NORDESTE
Relatório de Visita Técnica apresentada ao Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Vasco da Gama – Campus Vasco da Gama, como requisito para obtenção parcial da nota da 2º unidade, da disciplina Teoria da contabilidade, ministrada pelo Docente Professor Especialista Claudia Lima.
Salvador
2014
TEORIA POSITIVA
Surgimento da Teoria Positiva, a falta de abordagem científica, a pouca preocupação com evidenciação empírica e o desenvolvimento de ciências correlatas como economia e finanças fizeram com que a pesquisa em Contabilidade fosse lentamente absorvendo outras perspectivas, abordagens e métodos
Procura descrever como a Contabilidade é, entender por que é assim e procura prever comportamentos. Usualmente apoiada no método indutivo, estabelece hipóteses que devem ser testadas, antes de chegar a conclusões parciais.
A abordagem positiva da Contabilidade originou-se dos trabalhos de Ball e Brown (1968) e Beaver (1968) que incorporaram a metodologia empírica de finanças às questões relativas ao relacionamento da Contabilidade com o mercado de capitais.
Foi desenvolvida primeiramente para a área de Contabilidade Financeira e Auditoria.
Procura descrever como as empresas decidem que tipo de informação devem divulgar, isto é, de que maneira selecionam os procedimentos contábeis que utilizam.
O fair value, por exemplo, não é bom ou ruim, desejável ou indesejável.
A preocupação está focada no entendimento do porque da utilização desse princípio pelas