Teoria Positivista e Teoria Crítica
Pedagogia Crítica
O conhecimento é constituído por fatos, dados empíricos e como sendo algo externo e alheio ao sujeito.
Do positivismo surge a pedagogia por objetivos e a racionalidade técnica
A aprendizagem é um dado empírico e o ensino consiste em modificar ou mudar a conduta do aluno e não sua forma de raciocinar.
O positivismo trata o sujeito que aprende como receptor passivo que aceita e acumula informação.
A avaliação é um modela de objetivos que reduz a aplicação de provas objetivas, isto exige que o professor traduza o conhecimento em respostas precisas, neste contexto a aprendizagem é algo que se pode medir, manipular e inclusivamente, prever.
O conhecimento como construção histórica e social dinâmica em que se considera o contexto para ser entendido e interpretado. A sua proposta compreende na explicação no quadro da racionalidade prática e crítica. Nela reconhece-se a participação ativa dos sujeitos na construção do conhecimento.
A tarefa da educação é a visão dinâmica do conhecimento em que deve ajudar a quem aprende a desenvolver reflexivamente um conjunto de modos de pensamentos ou modos de aprendizagem de conteúdos considerados valiosos para sociedade.
O ensino consiste mais no incentivar a curiosidade pela exploração de conteúdo.
A aprendizagem reflexiva é passada por conteúdos concretos, o sujeito que aprende precisa explicar, argumentar, preguntar, decidir, distinguir, defender as suas próprias ideias e crenças. O conhecimento adquirido deve permitir atuar de modos diferentes em novos contextos.
Universidade Federal Fluminense - UFF
Aluna: Laura Rangel Ayres Neves
Avaliação Educacional
Quadro comparativo das duas teorias de J. M. Alvarez Mendez