Teoria neoclássica da administração
A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. A Neoclássica é exatamente a teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje, aproveitando a contribuição de todas as teorias administrativas, tendo como características principais a ênfase na prática da administração, reafirmação relativa dos postulados clássicos, ênfase nos princípios gerais de administração, ênfase nos objetivos e resultados e o ecletismo da Teoria Neoclássica.
Chiavenato diz: "Os autores aqui abordados, (…) muito embora não apresentem pontos de vista divergentes, também não se preocupam em se alinhar dentro de uma organização comum. Em resumo, os autores neoclássicos não forma propriamente uma escola bem definida, mas um movimento relativemente heterogêneo. Preferimos a denominação teoria para melhor enquadramento didático e facilidade de apresentação" A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase dos aspectos práticos da administração, na busca de resultados, mas muito embora não tenha se afastado dos conceitos teóricos da Administração. Os princípios não devem ser aplicados de uma forma rígida, mas sim flexível, para que sejam adequados a cada situação, sendo assim, o aspecto mais vantajoso deverá ser o bom senso na escolha do princípio mais adequado a situação atual.
A teoria coloca grande ênfase nos objetivos e nos resultados, pois para ela as organizações existem para dar resultados, enfatizando sempre a busca da eficiência. A ênfase é dada na prática da administração, nos princípios gerais de administração e nos objetivos e resultados.
Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. O