Teoria Neoclássica da Administração
Introdução………………………………………………………………………………………….. 2
Características da Teoria Neoclássica…………………………………………………….. 3
Teoria Clássica Vs Teoria Neoclássica………………………………………………………..4
A Administração como técnica social………………………………………………………….5
Centralização Vs Descentralização…………………………………………………………..6-7
Funções do Administrador………………………………………………………………………8-9
Introdução
Todas as teorias administrativas assentaram-se na Teoria Clássica, ora como ponto de partida ora como crítica e procura de uma abordagem diferente.
A Teoria Neoclássica surgiu na década de 1950 diante de um novo contexto de crescimento exacerbado das organizações e problemas administrativos decorrentes da época, corrigindo as distorções típicas de qualquer teoria pioneira, trabalhando com outros conceitos igualmente válidos e importantes.
Este trabalho visa, precisamente, revelar a teoria neoclássica como uma actualização da anterior teoria, como forma de resolver os problemas e de se adaptar às questões e à proporção das organizações actuais.
Características da Teoria Neoclássica
A Teoria Neoclássica caracterizou-se por dar ênfase aos aspectos práticos da administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, muito embora não se tenha descuidado dos conceitos teóricos da administração. Os neoclássicos pretendiam colocar as coisas nos seus devidos lugares. E, para tal efeito, retomaram grande parte do material desenvolvido pela Teoria
Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as circunstâncias da época actual, dando-lhe uma configuração mais ampla e polivalente. Assim, preocuparam-se em estabelecer normas de comportamento administrativo. Os princípios da Administração que os clássicos utilizaram como
“leis” científicas foram revistos pelos neoclássicos como critérios mais ou menos flexíveis para a busca de soluções administrativas práticas.
Os princípios gerais como planear, organizar, dirigir e controlar foram