Teoria Moderna da evolução
Esta teoria baseia-se em quatro processos básicos da evolução: mutação, recombinação genética, seleção natural, isolamento reprodutivo.Os três primeiros são responsáveis pelas fontes da variabilidade; os dois últimos orientam as variações em canais adaptativos.
1. Mutação gênica: As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA. A mutação proporciona o aparecimento de novas formas de um gene e, consequentemente, é responsável pela variabilidade gênica, e com isso essas novas características podem ser repassadas. Existem dois tipos de mutações: Espontâneas (material genético se transforma) ou induzidas (radiação, agentes mutagênicos, como luz ultravioleta e Raios-X).
2. Recombinação genética: A recombinação genética refere-se à troca de genes entre duas moléculas de ácido nucléico, para formar novas combinações de genes em um cromossomo. Se dois cromossomos de rompem e se unem novamente, alguns genes transportados por esses cromossomos são trocados, processo esse denominado crossing over. Os cromossomos originais se recombinam, de modo que cada um agora transporta uma parte dos genes do outro. Isto ocorre nas reproduções sexuadas na fase da meiose.
3. Seleção Natural: É o processo em que indivíduos portadores de características mais adaptativas ao