teoria marxista
Segundo Marx, o capitalismo é um sistema no qual a burguesia concentra o capital e os meios de produção e explora o trabalho do proletariado, mantendo-o numa situação de pobreza e alienação. Por estar baseado numa característica contraditória, a de explorar a classe trabalhadora, o sistema prepara o caminho para a sua própria destruição. O capitalismo levaria a luta de classes a um ponto crítico, em que o proletariado, privado de sua liberdade por meio da contínua exploração, acabaria por se unir. A derrota da burguesia coincidiria com a instalação do comunismo.
2. Explique porque as lutas entre as classes sociais são o motor da história.
As lutas de classe segundo Marx dependiam da relação desigual entre o proletariado (classe operária) e os capitalistas (burguesia, detentores da propriedade privada). Ou seja, para Marx, a luta entre dominados e dominadores, entre trabalho e capital, são responsáveis pelas alterações que acontecem nas sociedades. Marx acreditava que a classe operária viria a revoltar-se e que no futuro existiriam sociedades sem classes, ou pelo menos sem tantas desigualdades, o que se revelou utópico e nunca chegou a acontecer.
3. O que é “propriedade privada dos meios de produção” e por que ela deve ser anulada?
São as máquinas, equipamentos, peças, colheitas, tudo que serve para produzir bens e está nas mãos dos capitalistas; Porque ela concentra riqueza nas mãos dos capitalistas/ empresários.
4. O que é mais-valia? Qual a diferença entre mais-valia absoluta e relativa?
Mais-valia é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista; A absoluta e relativa, são estratégias em que os capitalistas poderiam aderir, a primeira, estender a duração da jornada de trabalho mantendo o