teoria literaria
Fichamento expondo o aspecto principal do texto “Aspecto do conto”
Autor: Júlio Cortázar
Obra: Valise de Cronópio
Algum aspecto do conto.
O texto vem abordando particularidades do conto, enquanto a gêneros literários, o autor vai comparando romance como um filme (aberto) e aquela fotografia (fechada), na qual o contista e o (fotografo) deve escolher um acontecimento, ou seja uma (imagem), e um simples significado, que funcione, como uma espécie de abertura, fatos que levem o leitor (espectador) para muito além do argumento do conto que pode se dizer que é a (fotografia).
Cortázar também menciona a importância do tema para um bom conto, e afirma que, um tema é significativo quando possibilita a abertura do individual para natureza humana.
Portanto, percebe se que o conto revela se como escrita diferenciada, que não privilegia ação.
Trata se de uma exibição de estilo que mistura se o lírico, mas fugindo de um modelo tradicional de contar história.
O conto dendê se a proporcionar ao leitor a descoberta de um tipo de escrita, que se enquadra de foram verossímeis nas metáforas de Júlio Cortázar
Os contos vão se caracterizando mais pelas densidades humanas, colocadas nas tramas escritas e principalmente pelo estilo da linguagem que são narradas.
O conto releva se como narrativas mais condensadas, apresenta poucos personagens, bem como o tempo e o espaço também pode haver uma redução.
Sua narrativa é linear e de linguagem simples.
Conclua as que para Júlio Cartaz ar, a importância do conto como contribuinte para apagar as fronteiras dos gêneros tradicionais.
Fonte: Apostila Valise de Cronopio