execicios
Um hub é um dispositivo utilizado para conectar os equipamentos que compõem uma LAN.
Com ele, as conexões da rede são concentradas, fato esse que faz com que o hub também seja conhecido como concentrador, ficando cada equipamento em um segmento próprio. Com isso, o gerenciamento da rede é favorecido e a solução de problemas facilitada, uma vez que o defeito fica isolado no segmento da rede.
Os hubs mais comuns são os hubs Ethernet 10Base-T (conectores RJ-45), sendo eventualmente parte integrante de bridges e roteadores.
Um tipo existente de hub é o passivo. Esse hub serve simplesmente como um canal de dados, que possibilita o tráfego desses dados de um dispositivo, ou segmento, para outro dispositivo qualquer.
Um segundo tipo de hub é o chamado hub inteligente. A diferença desse dispositivo para o anterior é que esse último inclui aspectos adicionais que permitem que um administrador monitore todo o tráfego que está passando pelo hub e configure cada porta desse. Esse tipo é também conhecido como hub gerenciável.
Por último, ainda temos o switching hub, que é o tipo de hub utilizado na rede do CBPF. O switching hub é um tipo especial de hub que transmite pacotes para a porta apropriada, baseando-se no endereço do pacote. Já os hubs convencionais simplesmente fazem broadcast de cada pacote repetidas vezes para cada porta. Assim, vê -se que, pelo fato do switching hub transmitir cada pacote somente para a porta requerida, a performance da rede torna-se muito melhor, pois evita-se assim que ela fique lenta. Temos ainda que a maioria dos swtiching hubs também suportam balanceamento de carga, de forma que as portas são redirecionadas dinamicamente para segmentos diferentes da LAN, baseando-se nos padrões de tráfego, evitando assim que um dispositivo seja inundado com dados. Alguns switching hubs mais novos suportam tanto portas Ethernet tradicionais, de 10 Mbps, quanto portas Fast Ethernet de 100 Mbps. Isto permite que o administrador