TEORIA INTRODUTORIA A POLICIOLOGIA 21069 2011 4 25 12 20
13328 palavras
54 páginas
TEORIA INTRODUTÓRIA À POLICIOLOGIACoronel PM Amauri Meireles
Coronel PM Lúcio Emílio do Espírito Santo
SUMÁRIO
I – INTRODUÇÃO. .II - DESAFIOS DO PRESENTE. III - TEORIA POLICIOLÓGICA. 1. O
Problema do Conhecimento 2. Questão do Nome. 3. Classificação. 4. O Problema Metodológico.
5. Delimitação do Objeto. 6. Polícia e Poder de Polícia. 7. O Problema da Distribuição do Poder de Polícia. 8. Relação da Policiologia com outras Ciências. IV CONCLUSÃO.
I. INTRODUÇÃO
A nossa paixão por aprender é a ferramenta da sobrevivência.
Françoise Sagan
Cada período histórico vivido pela Polícia Militar encerra um desafio. Não é preciso que o forjemos nem é necessário que o provoquemos, por mais que nos agrade o gosto da aventura. O desafio vem até nós, coloca-se à nossa frente e lança o seu brado de guerra: decifra-me ou te devoro. Barra-nos o caminho. É impossível fugir à luta. É impossível recuar.
O nosso tempo, fértil em crises, rico em transformações aceleradas, exige que não sejamos apenas autoridades de polícia, mas também autoridades em polícia. Ou seja, o profissional de segurança pública, até então executor de uma atividade cujos fundamentos científicos e doutrinários vinham de fora ou não vinham de lugar algum, deve agora assumir o papel de cientista de polícia, de policiólogo. Propõe-se-lhe conhecer a atividade que exerce e sistematizar esses conhecimentos. As razões mais profundas do poder de polícia, a essência da instituição policial, particularmente, a militar, o que faz, por que, para que, quem e como faz, devem ser objeto de cuidadosa análise. Sem a solução dos problemas que tal investigação enseja, ou pelo menos uma tentativa de solução, é impossível levar adiante a nossa importante missão de criar junto da sociedade o ambiente de segurança, hoje, aspiração máxima de nosso povo.
O trabalho que ora apresentamos é um esforço no sentido de dar mais um passo, galgar mais um degrau na escala que leva a um conhecimento mais amplo de nossa Corporação. Não tem a