TEORIA INICIAL DE CONTROLADORIA
Prof.º Paulo Espíndola de Souza
Objetivos da Unidade:
Conhecer a conceituação de controladoria.
Estudar a controladoria como um órgão administrativo, englobando sua missão, funções, requisitos necessários, princípios norteadores e função financeira.
Estudar o ramo de conhecimento denominado controladoria, envolvendo a sua situação no quadro geral das ciências e sua relação com as outras ciências.
6. Conceituação
6.1 Controladoria como órgão administrativo
6.1.1 Missão da controladoria
6.1.2 Funções da controladoria
6.1.3 Requisitos necessários ao desempenho da função de Controladoria
6.1.4 Principios norteadores
6.1.5 Função financeira e controladoria
6.2 Ramo do conhecimento denominado controladoria
6.2.1 Controladoria no quadro geral das ciências
6.2.2 Relação da controladoria com as demais ciências
6. CONTROLADORIA
A Controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Pode ser visualizada sob dois enfoques:
a. como um órgão administrativo com missão, funções e princípios norteadores definidos no modelo de gestão do sistema empresa; e
b. como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outras ciências.
6.1. CONTROLADORIA COMO ÓRGÃO ADMINISTRATIVO
O órgão administrativo Controladoria tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborar com os gestores em seus esforços de obtenção da eficácia de suas áreas quanto aos aspectos econômicos e assegurar a eficácia empresarial, também sob aspectos econômicos, por meio da coordenação dos esforços dos gestores das áreas.
Kanitz, afirma que os controladores foram inicialmente recrutados entre os indivíduos das áreas de contabilidade ou de finanças da empresa, por possuírem, em função do cargo que ocupam, uma visão ampla da empresa que os habilita a enxergar as dificuldades como um todo e propor soluções gerais. Além disso, as informações que chegam ao controller são