1 Introdu o Conceitos b sicos Propriedades dos a os
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASCAVEL
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS
ENGENHARIA AGRICOLA
Materiais de Construção Mecânica
Prof. Vanderlei Artur Bier
INTRODUÇÃO
Aula 1 - Apresentação da disciplina, plano de estudos, sistema de avaliação, bibliografias.
Aula 2 - Classificação geral dos materiais de construção mecânica
Desde o início dos tempos o homem construía seus equipamentos e suas máquinas, utilizando-se de pedra, madeira e fibras, passando posteriormente pelo bronze, ferro e outros metais.
Mais recentemente, deu-se início ao uso da borracha, dos polímeros, dos compostos cerâmicos e de novas ligas de metais. A disponibilidade de materiais existentes no contexto da mecânica resume-se não só aos diferentes tipos, mas também às variações dentro das classes existentes, sob a forma de diferentes ligas.
Dentre todos os materiais à disposição, o ferro fundido e o aço são os mais utilizados. Iniciaremos estudando o processo de obtenção destes materiais, suas ligas e propriedades específicas. Posteriormente serão tratadas outras ligas não ferrosas, como o bronze, latão e alumínio. A borracha, o plástico e a cerâmica também fazem parte do nosso estudo.
São materiais cujo uso é cada vez maior, pois vêm substituindo outros materiais com vantagens nos processos de produção e acabamento, sem contar a elevada resistência, o baixo custo, a possibilidade de reciclagem e a longa vida útil dos produtos.
A busca do material correto para uma aplicação específica pode, muitas vezes, trazer como resultados uma vasta lista de possibilidades, ou ainda opções de escolha nas qual a seleção é realizada tendo em vista o menor prejuízo. A regra para estes casos é o estudo do contexto no qual será inserido o material, visando redução de custo, aumento da vida útil, facilidade de obtenção e manipulação, entre outros.
A importância dos materiais na nossa cultura é muito maior do que imaginamos. Praticamente cada segmento de nossa vida cotidiana é