TEORIA HUMANISTA - ROGERS E MASLOW
CONTEÚDO 2 2
INTRODUÇÃO 3
O HUMANISMO 4
ABRAHAM MASLOW 5
A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW 6
1.NECESSIDADES FISIOLÓGICAS 8
2.NECESSIDADES DE SEGURANÇA 8
3.NECESSIDADES SOCIAIS 8
4.NECESSIDADES DE ESTIMA 8
5.NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO 8
CARL ROGERS 11
CONCEITO DE HOMEM 12
TEORIA DE CARL ROGERS 15
APLICABILIDADE Á EDUCAÇÃO 15
CONCLUSÃO 19
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA 20
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar de forma geral o conceito de Humanismo e Psicologia humanista, para tanto o mesmo se inicia com um panorama breve e abrangente sobre o humanismo em seguida mostraremos dois autores considerados precursores da psicologia humanista, Abraham Maslow e Carl Rogers.
Utilizando de livros e arquivos digitais apresentaremos as principais teorias de ambos, bem como também serão pontuadas no respectivo seminário. Nossa intenção porem não é a de que os que o leiam obtenham conhecimento pleno do tema, mas sim um breve vislumbre do que alguns teóricos conhecem com terceira força da psicologia.
“A experiência mostrou-me que as pessoas têm, fundamentalmente, uma orientação positiva... Acabei por me convencer de que quanto mais um indivíduo é compreendido e aceito, maior tendência tem para abandonar as falsas defesas que empregou para enfrentar a vida, e para progredir num caminho construtivo”.
(Carl Rogers)
O HUMANISMO
A psicologia é dividida em quatro grandes correntes denominadas forças:
1ª FORÇA: Behaviorismo ou Psicologia Comportamental
2ª FORÇA: Psicanálise
3ª FORÇA: Psicologia Humanista
4ª FORÇA: Psicologia Transpessoal
O humanismo foi um movimento surgido na Itália, por volta do século XIV, onde se buscou a valorização do homem, em todos os sentidos que fazem do homem um ser central na linha de pensamento da época, neste momento de transição, entre a idade media para a moderna, onde o movimento renascentista esta aflorada, o homem passa a ser destaque em vários sentidos tanto de