Teoria Holistica
Renata Emilia Perrut Gomes Guerra **
Isabel Cristina Fonseca da Cruz ***
RESUMO:
Este estudo tem como tema o diagnóstico de enfermagem: integridade da pele prejudicada, com a justificativa do desconhecimento sobre a literatura profissional referente a este diagnóstico. O objetivo desta pesquisa é identificar a produção científica de enfermagem no período de 1995 a 2001, analisando sua aplicabilidade à prática profissional em cuidados intensivos. A metodologia utilizada, de natureza qualitativa, sobre uma pesquisa exploratória acerca do descurso da literatura profissional de enfermagem.
Os resultados revelaram a importância e a necessidade do conhecimento da enfermeira sobre o processo de enfermagem e sua relação com a prática diária.
Ao final da pesquisa conclui-se que para as enfermeiras de cuidados intensivos a dinâmica e a organização de trabalho facilitam a assistência a ponto de manter a integridade da pele dos pacientes internados.
Palavras chaves: diagnóstico de enfermagem, integridade tecidual, pele prejudicada e cuidado de enfermagem.
INTRODUÇÃO: Trata-se de um estudo onde o tema tem como definição o estado em que o indivíduo apresenta, ou está em risco de apresentar dano ao tecido epidérmico e dérmico (Carpenito ,1997). O objetivo desta pesquisa incluiu a revisão bibliográfica identificando as produções científicas e analisá-las para utilização nas práticas de enfermagem em UTI,precisam de conhecimentos amplos para desenvolver os cuidados com o paciente e tais atividades proporcionam a organização e a sistematização do conhecimento, além de elaborar critérios válidos de qualidade para assistência de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva.
METODOLOGIA : O estudo foi desenvolvido através da análise de textos por busca manual nas bibliotecas da Universidade Federal Fluminense e na Universidade Federal