Teoria Hipodérmica
TEORIA HIPODÉRMICA
Estudo da comunicação de massa – anos de 20 a 60. (Emergência dos mass media e de uma sociedade de massa, eclosão dos estados totalitários),
Autores e abordagens variados, porém quatro características dão unidade a ao estudo - Orientação Empirista: Enfoques que privilegiam a dimensão quantitativa - Orientação Pragmática: Mais política que científica. (Determinou a problemática dos estudos). Tem como objetivo, compreender o funcionamento do processo comunicativo e otimizar seus resultados. - Objeto de Estudo: Estudos voltados para a comunicação midiática. - Modelo comunicativo: Que fundamenta todos os estudos, no caso, o modelo comunicativo é o de Lasswell
Teoria Hipodérmica é considerada o ponto de partida, dos estudos, da comunicação de massa e a obra de Lasswell, é o marco inicial do processo, Mass Comunicartion Research.
MASSA: Formação social em que todos seus membros são substancialmente iguais, não distinguíveis. Na maioria das vezes não se conhecem e aceitam essa “igualdade”.
A Teoria Hipodérmica pretenda indicar quais os efeitos dos mass media, em especial, a publicidade. No contexto eram vistas com bons olhos pelos governantes da época, que poderiam usar os meios de comunicação para divulgar suas ideias, moldando a opinião pública. Em meio à Primeira Guerra Mundial, a população (através da manipulação da propaganda e do cinema), foi facilmente alienada e “compraram” a ideia de guerra, baseados em mentiras e sensacionalismo.
Após a guerra, foi constatado o poder dos meios de comunicação, que poderiam exibir qualquer conteúdo, sem questionamento da população, como robôs, por isso, o nome de Teoria Hipodérmica.
CARACTERÍSTICAS: