teoria geral do estado
Nos dias atuais, ainda há a existência de algumas características dos Estados Antigos, a partir de uma das origens do Estado parte exatamente da família, ou seja, a família é o primeiro instrumento da sociedade política. O Estado tem como objetivo proporcionar segurança, justiça e bem-estar ao povo, para que isso ocorra é necessário alguém para exercer esse poder, que no caso é o governador.
Existe no Direito uma ordem jurídica que fundamenta a herança histórica de um povo, para alguns é considerado Direito costumeiro, de forma jurídica é reconhecida como Common Law ou o Direito Consuetudinário. A Common Law se fundamenta na lei não escrita, no direito jurisprudencial e nos costumes, ou seja, é uma “bagagem cultural” que incorporada prevalece contemporaneamente no sistema jurídico. Dito isso, cabe perceber-se que ainda prevalece algumas características arcaicas na atualidade, estas são poucas das características que se adentram na evolução histórica. Na Religião são encontrados alguns fatores da antiguidade que ainda prevalecem atualmente.
RELIGIÃO PAGÃ
Paganismo é, na verdade, um termo referente ás diversas formas de religiosidade que tem como lugar comum o encontro com o divino através da natureza, esse encontro com a natureza talvez seja a principal característica da religiosidade pagã. Eles eram fieis há deuses e deusas da natureza.
A partir do século IV, o cristianismo se tornou a religião oficial em Roma. Os habitantes do campo eram chamados “paganus” e por terem aderido ao cristianismo passaram a ser perseguidos e forçados a conversão. Foi a partir desta época que todo aquele que não fosse cristão era considerado “pagão”. Alguns templos pagãos, pouco a pouco foram usados pela Igreja, pois a Igreja Cristã foi se tornando uma poderosa instituição, o que ela não podia