TEORIA GERAL DE SISTEMAS
DE
SISTEMAS
Sistema é um conjunto de partes coordenadas, formando um todo complexo ou unitário.
Conceitos Fundamentais:
Entropia - todo sistema sofre deteorização;
Sintropia, negentropia ou entropia negativa - para que o sistema continue existindo, tem que desenvolver forças contrárias à Entropia;
Homeostase - capacidade do sistema manter o equilíbrio. Ou seja toda vez que há uma ação imprópria (desgaste) do sistema, ele tende a se equilibrar.
Pensamento sistêmico
* A ciência do século passado adotava a mecânica clássica como modelo do pensamento científico. Isso equivale a pensar nas coisas como mecanismos e sistemas fechados.
* A ciência de nossos dias adota o organismo vivo como modelo, o que equivale a pensar em sistemas abertos.
Sistemas abertos
Basicamente, a teoria de sistemas afirma que estes são sistemas que tem interação e gera realimentações que podem ser positivas ou negativas, criando assim uma auto regulação regenerativa, que por sua vez cria novas propriedades que podem ser benéficas ou maléficas para o todo independente das partes.
Sistemas fechados
Esses sistemas são aqueles que não sofrem influência do meio ambiente no qual estão inseridos, de tal forma que ele se alimenta dele mesmo.
A entropia apenas se mantém constante nos sistemas isolados Sinergia
A sinergia é o que possibilita um sistema funcionar adequadamente. Ex.: Embora seja possível tentar entender o funcionamento de um computador só olhando as suas partes separadamente, o observador talvez não consiga compreender o que é um computador só olhando suas peças. É preciso entender de que forma as diferentes partes do sistema interagem.
Essa interação dos elementos do sistema é chamada de sinergia.
Entropia
Por outro lado a entropia (conceito da física) é a desordem ou ausência de sinergia. Um sistema que para de funcionar adequadamente quando ocorre entropia interna.
Cibernética
Cibernética