português novo
— Joãozinho, saia de perto da piscina, senão é capaz de você cair na águ...
TCHIBUM!
A palavra “TCHIBUM” é uma onomatopeia que indica:
Escolher uma resposta. a. o galo cantando b. a queda de alguém na água Correto c. o grito de alguém d. o rangido da porta se abrindo
Resposta correta: a queda de alguém na água
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
De acordo com o que você estudou sobre intertextualidade na oficina, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta. a. ela acontece apenas entre dois textos escritos. b. ela é um recurso utilizado apenas para fazer deboche de uma obra. c. ela se configura como uma espécie de diálogo entre obras. Correto d. o leitor é obrigado a adivinhar o texto referenciado, sem nenhuma pista.
Resposta correta: ela se configura como uma espécie de diálogo entre obras.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
Leia a frase abaixo:
Eu não assudi o que você disse.
A palavra em destaque não existe na nossa língua. Porém, é possível saber a que classe gramatical essa palavra pertenceria se existisse. Ela seria:
Escolher uma resposta. a. um artigo b. um substantivo c. um verbo Correto d. uma preposição
Resposta correta: um verbo
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
Imagine que, no Nordeste do país, uma mãe diga ao seu filho: “Pare de ser abestado, menino!” e no Sudeste outra mãe diga ao seu filho: “Pare de ser bobo, menino!”. Essas duas frases representam uma variação:
Escolher uma resposta. a. histórica, pois tanto a palavra “abestado” quanto “bobo” não fazem parte do nosso vocabulário atual. b. as frases não apresentam variação linguística, pois ambas fazem uso da mesma língua, isto é, o português. c. geográfica, pois “abestado” e “bobo” dizem respeito a uma mesma coisa, ou seja, a uma pessoa que age de maneira tola. Correto d.