Teoria geral da admintração
Organizações que contribuíram para a Administração * Filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles. * Igreja Católica: Ordem, disciplina, poder e hierarquia. * Organizações Militares * Revolução Industrial * Economistas Literais
Antecedentes históricos da Administração
Ao longo da historia da humanidade foram aparecendo aos poucos alguns princípios da administração somente a partir do século xx é que surgiu uma notável desenvoltura dos conceitos de administração e de inovação.
Influência dos filósofos
A filosofia surgiu muito antes dos conceitos atuais da administração.
Sócrates 470 – 399 ac.
Filosofo grego expõe seu ponto de vista sobre administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
Platão 429 – 347 ac.
Em seu Livro “A Republica” expõem a forma democrática de governo como a preferida na administração dos negócios públicos, analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego.
Aristóteles 384 – 322 ac.
Discípulo de Platão foi o filosofo mais influente até o inicio da idade moderna no seu livro “Politica”, expõe a forma de organização publica: 1- Monarquia: Governo de um só, que pode redundar em tirania. 2- Aristocracia: Governo de uma elite que pode tornar-se Oligarquia. 3- Democracia: Governo do povo que pode degenerar em anarquia.
Influência da Igreja Católica
Com a queda do império Romano (476 AC) a igreja católica passou a construir a maior organização da época. Ao longo dos séculos a igreja católica foi recebendo das organizações publicas e das instituições dos estados, os princípios e normas administrativas bem como também foram transferidas para organização militar.
A igreja Católica estruturou sua organização com uma hierarquia de autoridade, um estado maior (assessoria) e a coordenação funcional para assegurar a integração. A organização hierárquica da igreja é tão simples e