Teoria Geral da Administração - Controle
Gestão Empresarial
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
AULAS 6 E 7: 16 E 23-SET DE 2011
2.2. Organização
“É a função da administração que distribui tarefas e recursos pelos membros da organização, que determina quem tem autoridade sobre quem, e quando e onde se devem tomar decisões.” (SOBRAL; PECI, 2007)
2.2.1. Processo de Organização
É o processo de dividir, integrar e coordenar as atividades e os recursos organizacionais de forma a alcançar os objetivos definidos. O desenho da estrutura organizacional é o resultado final do processo de organização.
2.2.2. Autoridade, Responsabilidade, Delegação e Poder
Autoridade: direito formal e legítimo de decidir e de dirigir pessoas e recursos na execução das tarefas.
Responsabilidade: dever de executar a tarefa atribuída e de prestar contas pelos resultados do trabalho.
Delegação: transferência de determinado nível de autoridade para os membros organizacionais em níveis hierárquicos inferiores, criando correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada.
Poder é concebido como a capacidade de agir do indivíduo, e também como a capacidade de determinar o comportamento de outro indivíduo.
A autoridade não é a única manifestação de poder nas organizações. O conceito de poder é mais abrangente que o conceito de autoridade, já que pessoas sem nenhuma autoridade têm, às vezes, muito poder na organização. Quem tem autoridade, tem poder. Porém, nem todo poder deriva da autoridade.
O poder se refere à capacidade de exercer influência sobre uma pessoa ou grupo e de alterar seu comportamento (exemplo: A tem poder sobre B, já que pode levar B a fazer algo que B, de outra maneira, não faria.). Além disso, o poder supõe uma relação de dependência.
Com base nessa definição, é possível destacar diferentes tipos de poder. É importante ressaltar que distingue um tipo de poder de outro é a relação de dependência entre o detentor do poder e os possíveis receptores do poder.
Poder coercitivo: