Teoria gel de sistemas - não abra isso
A tecnologia foi levada a pensar não em termos de maquinas isoladas, mas em termos de sistemas, deste modo, tornou-se necessário um enfoque sistemático, tanto os equipamentos dos computadores da automação e da cibernética quanto os programas da ciência dos sistemas representam uma nova tecnologia. Tem sido chamada a segunda revolução industrial, que se vem desenvolvendo apenas há poucos decênios.
Esta evolução seria simplesmente mais uma das múltiplas facetas da modificação que se passa em nossa sociedade tecnológica contemporânea se não fosse à existência de um importante fator que pode não ser devidamente compreendido pelas técnicas altamente complicadas e necessariamente especializadas da ciência dos computadores, da engenharia dos sistemas e campos relacionados com estas ultimas.
De uma maneira ou de outra, somos forçados a tratar com complexos, com totalidades ou sistemas em todos os campos de conhecimentos isto implica uma fundamental reorganização do pensamento cientifico. Não e possível fazer a tentativa de resumir o impacto dos sistemas e implicaria em uma antecipação das considerações. Alguns poucos exemplos, escolhidos mais ou menos arbitrariamente, bastam para esboçar a natureza do problema e a consequência reorientação.
O curso dos sistemas dos acontecimentos em nossa época sugere uma concepção semelhante na historia, inclusive levando-se em conta que, afinal, a historia é a sociologia em ação ou em um estudo longitudinal. São as mesmas as entidades sociocultural que a sociologia investiga em seu estado atual e a historia em seu movimento.
Desta maneira, fecha-se o circulo e voltamos às realizações da sociedade tecnológica contemporânea de que