TEORIA FINALISTA E MAXIMALISTA
ADMINISTRAÇÃO
FREDERICO FERREIRA DE MELO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II
CONDADO-PE 2014
FREDERICO FERREIRA DE MELO
A IMPORTÂNCIA DO SETOR TERCIÁRIO
Trabalho de conclusão de Disciplina da Cadeira Instituições do Direito Público e Privado II apresentado ao curso de Administração da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE, como requisito básico para conclusão do Módulo, sob orientação da Professora Maria Cristina.
CONDADO-PE 2014
Sumário
Introdução 4
Desenvolvimento 5
Teoria Finalista 5
Teoria Maximalista 6
Conclusão 8
Referências 9
INTRODUÇÃO
Necessariamente o setor terciário é o setor que recebe as matérias do setor secundário e os distribui para o consumidor. Hoje o setor terciário encontra-se bem diversificado. As sociedades mais antigas já conheciam algumas atividades, contudo, com a intensa industrialização que nos últimos dois séculos vem incidindo praticamente no mundo inteiro, o setor terciário diversificou-se, tornando-se mais complexo. Esse é o setor da economia que mais acende nas últimas décadas. Os principais tipos de serviço desse setor são as indústrias de bens de serviços.
Definido como um setor residual ou improdutivo, apenas integrante aos setores industrial e agrícola, o setor de serviços passou a ganhar mais atenção apenas em meados do século XX. Nesse setor terciário observam-se melhorias tecnológicas e mudanças estruturais extremamente importantes. O seu ramo atualizado, como o de cadeias de restaurantes, farmácias e supermercados. Demanda uma mão-de-obra mais qualificada para o trabalho, o que dificulta o seu desenvolvimento nas regiões mais pobres, carentes desse tipo de mão-de-obra. Tratando-se de setores com elevada elasticidade-renda, por outro lado, verifica-se que o seu desenvolvimento incide primeiro nas