teoria estruturalista
Estruturalismo é a teoria que se preocupa com o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. Na Teoria Estruturalista a ênfase desloca-se para a organização, enquanto a Teoria Clássica focalizava no indivíduo e a Teoria das Relações Humanas no grupo. O estruturalismo teve forte influência nas ciências sociais, tais como: Filosofia, Psicologia, Antropologia, Matemática e Lingüística, chegando até a teoria das organizações.
A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa também uma visão extremamente crítica da organização formal.
Enquanto a teoria clássica se concentra na organização formal e a teoria das relações humanas tem como objeto de estudo somente a organização informal, a teoria estruturalista por sua vez estuda o relacionamento entre ambas as organizações, buscando o equilíbrio entre as duas organizações: formal e informal, onde ela focaliza o “homem organizacional”, que recebe recompensas materiais e sociais e que desempenha papéis em diferentes organizações.
E ainda houve ampliação no que tange á análise organizacional, pois a Teoria Estruturalista estimulou o estudo de organizações não industriais e de organizações não lucrativas.
2. Disserte sobre os incentivos mistos nas organizações, sob o ponto de vista da Teoria Estruturalista.
A tentativa de compreender e administrar a