TEORIA Entregar
Suzan Daiane Gonzaga
Professora: Tatiana Lunelli
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi/Kroton
Bacharel em Enfermagem (Enf 24) – Fundamentos da Sistematização da Assistência de Enfermagem
História
Rosemarie Rizzo Parse
Parse é graduada da Universidade de Duquesne, em Pittsburgh e recebeu seu mestrado e doutorado na Universidade de Pittsburgh. Ela era um membro da mesma Universidade.
Foi fundadora e editora da revista Nursing Science Quarterly, presidente da Discovery International. Fundou o Instituto do Vir-Ser-Humano, onde leciona.
É autora de muitos livros entre os quais, Enfermagem Fundamental, Homem Vivendo Saúde.
Em 1985 publicou um 3° livro (Pesquisa na Enfermagem – métodos qualitativos) e em 1987 o livro (Paradigmas principais, teorias e críticas.)
Entre 1960 e 1970, Parse desenvolveu a teoria chamada "Man-Living-Health", traduzida para o português como Homem-Vida-Saúde. Em 1992, Parse muda o nome da teoria para "Human Becoming", pois a definição de "homem" no dicionário não se referia mais a ser humano, mas ao "gênero homem".
TEORIA "HUMAN BECOMING"
Parse acredita que os fundamentos de sua teoria iniciaram em sua própria infância, através dos valores que recebeu de seus pais em relação ao respeito ao ser humano. Relata que, ao tornar-se enfermeira, o modelo biomédico exercido pela enfermagem não a satisfazia, levando-a a reflexões sobre o que realmente deveria ser a prática de enfermagem.
Parse construiu sua teoria utilizando o processo dedutivo e utilizou princípios e conceitos da Teoria do Ser Humano Unitário de Martha Rogers, os princípios de helicidade, integralidade e ressonância e os conceitos de campos de energia, campos abertos, padrão e quadridimensionalidade como base de seu trabalho. Sua outra fonte teórica foi o pensamento existencial-fenomenológico de Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty. A partir desses conhecimentos, estabeleceu nove pressupostos que foram sintetizados, posteriormente, em três