Resumo Invictus
Prof. Esp. Rita Gomes
Filme: Invictus
O filme mostra a África do Sul que estava dividia por fruto do racismo e do apartheid. Com a recente liberdade de Nelson Mandela no filme fica nítida essa divisão entre as emoções da população, onde alguns estavam felizes e outros não com sua liberdade.
Com a eleição de Mandela, o pais ficou ainda mais dividido, onde os brancos como minoria, mas com maior poder desaprovam e os negros, que tinham Mandela como exemplo.
Desde o início Mandela sempre se mostrou confiante, otimista, sábio e trava todos sempre da mesma forma, com educação e carinho, isso acabava contagiando os que estavam a sua volta, até mesmo quem não aprovava sua eleição.
Um exemplo dessa divisão que havia entre a população, foi quando Mandela manda chamar guardas brancos das forças especiais para ajudar em sua guarda pessoal, onde os seus guardas que eram negros e com mais tempo trabalhando para ele ficam indignados e inseguros com aquela situação, mas Mandela faz isso propositalmente para mostrar que não deveria existir essa divisão.
Como fã de Rugby, Mandela vai assistir ao jogo da seleção sul-africana chamado Springboks, no qual usavam cores e o hino que ainda era da época do apartheid e isso fazia com que a população negra desaprovasse o time e torcesse contra. No estádio Mandela é recebido entre aplausos e vaias, mas isso não abala sua confiança e mantei sempre um sorriso. Mandela vendo que o time ia mal percebe que faltava motivação, visto que os torcedores estavam divididos.
Pouco sentimentos e expressões são vistos em Mandela, mas ele sempre transmitia bons sentimentos e muita alegria. Algo que o deixava triste era que havia separado de sua família devido ao tempo que ficou preciso, e até então não havia se reconciliado. Um exemplo é que sempre quando ele saia junto de seus guardas para andar a noite, perguntava como estava cada um e como estavam suas famílias, como um dos guardas era novo, também perguntou a Mandela como