Teoria dos sistemas
A teoria dos Sistemas estuda, de modo interdisciplinar, a organização. Investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizadas para a sua descrição.
A Teoria dos Sistemas enunciou em 1925, foi proposta em 1937 pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy, tendo alcançado o seu auge de divulgação na década de 50.
O Sistema é um conjunto de partes integrantes e interdependentes que conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. Um conjunto inter-relacionado. Assim, um sistema é uma entidade composta de pelo menos dois elementos, direta ou indiretamente.
Sistemas Abertos – Basicamente, a teoria dos sistemas afirma de que estes são abertos e sofrem interações com o ambiente onde estão inseridos. Desta forma, a interação gera realimentações que podem ser positivas ou negativas, criando assim uma auto regulação regenerativa, que por sua vez cria novas propriedades que podem ser benéficas ou maléficas para o todo independente das partes. Toda organização é um sistema aberto.
Sistemas Fechados – Esses sistemas são aqueles que não sofrem influência do meio ambiente no qual estão inseridos, de tal forma que ele se alimenta dele mesmo. A entropia apenas se mantém constante nos sistemas isolados. Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo o resultado é maior do que os resultado e as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento de todo sejam o foco de atenção. Propriedades dos Sistemas: - Entropia, todo sistema sofre deteriorização; -Sintropia, negentropia, ou entropia negativa – para que o sistema continue existindo, tem que desenvolver forças