Teoria dos jogos - exercício
Graduação em Administração de Empresas
Disciplina: Teoria dos Jogos
Discente: José Olavo da Silva Neto
Atividade i
Questão 1:
Cite (com devidas fontes e discriminação) 2 (duas) situações verídicas (uma positiva e outra negativa) de empresas, cujo critério da racionalidade (foco na ética, religião, valores, etc.) tenha se apresentado como teoria do jogo de uma empresa.
Um leilão do governo norte americano de largura de banda para as empresas de telefonia móvel em 2001 utilizou a teoria dos jogos com as equações de Nash para buscar o preço mais elevado possível, mantendo as empresas de telefonia contente.
Outra situação foi na Segunda Guerra Mundial, quando forças navais britânicos usou a teoria dos jogos para atacar e destruir os submarinos alemães. Eles descobriram que os movimentos certos não foram os pilotos e nem os capitães de mar que estavam fazendo intuitivamente. Através da aplicação de conceitos mais tarde conhecida como a teoria dos jogos, os britânicos melhoraram sua taxa de acerto enormemente. Assim, a teoria dos jogos foi comprovada em prática de vida ou morte-situações antes que fosse realmente colocado para fora no papel como uma teoria sistemática.
QUESTÃO 2:
É comum no dia a dia empresarial administrativo lidar com os termos: cartel, monopólio e duopólio.
A) Defina com suas próprias palavras, os 3 (três) termos de modo de operação de empresa, acima citados. • Cartel é o acordo entre empresas do mesmo ramo que tem por fim restringir a concorrência entre eles. A principal ferramenta dessa técnica é a fixação de preços ou cotas de produção, a eliminação de outros concorrentes (novos ou os que não aderem ao acordo), divisão de clientes e de mercados por atuação de cada empresa, entre outras formas. É bom lembrar que em todas essas formas, o resultado final será maiores lucros para os adeptos dessa prática e a diminuição do bem-estar dos consumidores, que serão obrigados a pagar determinado