Teoria dos Fil sofos 7
Rafael Macedo da Silva
Nº 32 3º E.M – C
BLAISE PASCAL E RENÉ DESCARTES
Guarulhos
2015
Teoria de Pascal
Blaise Pascal foi um físico, matemático, filósofo e teólogo francês. Pascal teve uma boa educação, baseada em sólidos princípios morais, concomitante ao ensino da história e filosofia.
Sua trajetória na ciência se deu, em boa parte, nos estudos do cálculo e das ciências. Ampliou a teoria de Torricelli sobre a pressão atmosférica, criou ramos da matemática como a geometria projetiva e a teoria probabilística e desenvolveu estudos sobre o cálculo infinitesimal.
Pascal viveu no século XVII, que foi um século de profunda luta entre a inteligência e a repressão, onde se inaugura a Filosofia Moderna, com a solidificação do conceito de subjetividade, com o surgimento da moderna epistemologia e a ruptura com a doutrina Escolástica. Em seu seio, originam-se duas escolas ou doutrinas epistemológicas que se contraporiam pelos séculos seguintes: o empirismo, com Francis Bacon, e o racionalismo, com René Descartes.
Enquanto muitos cientistas e filósofos da sua época, na necessária ruptura com o pensamento escolástico, mergulhavam na dúvida agnóstica, no materialismo e no ateísmo, Pascal escreveu também pensamentos e obras célebres, de relevante importância filosófica e imorredoura beleza, reafirmando a importância da fé, da virtude, e do amor na vida dos homens, constituindo-se como um dos mais fortes esteios da cristandade.
Desenvolveu o Tratado sobre o Triângulo Aritmético;
Escreveu um livro chamado Do Espírito Geométrico, estudou a questão da descoberta de verdades, argumentando que o ideal de um tal método seria encontrar todas as proposições sobre as verdades já estabelecidas;
Também trabalhou e ficou conhecido pelo Princípio de Pascal, aposta de Pascal e o teorema de Pascal. Colaboração para a criação da geometria projetiva e a teoria das probabilidades.
Teoria de Descartes
Descartes foi um importante filósofo,