APRESENTA O TCC NA DEPRESS O
TERAPIA COGNITIVA
COMPORTAMENTAL
Alunos:
Maria Luana Alves da Silva
Matheus Felipe Silva de Barros
Professor:
Alexandre Raad
A depressão representa hoje, um dos grandes problemas mundiais, que ao se apresentar de forma crônica e recorrente, desencadea incapacitações biopsicossocias. Um dos transtornos psiquiátricos, cujo tratamento tem se dado por meio de psicoterapias comportamentais, havendo redução dos sintomas e melhora nas relações sociais. Sendo a Terapia CognitivoComportamental uma proposta com técnicas estruturadas, tendo sua efetividade demonstrada em alguns estudos para o tratamento da depressão.
OBJETIVO
• Discorrer sobre a depressão como uma psicolopatologia na abordagem da terapia cognitiva comportamental.
• Analisar a teoria e prática da terapia cognitiva comportamental aplicada a depressão, discorrendo acerca da origem desta técnica, seu principais conceitos, a estrutura das sessões, suas aplicações e principais instrumentos utilizado pelo terapeuta cognitivo comportamental para pacientes em estado depressivo.
Fundamentação Teorica
2.1 Bases Historicas
A terapia cognitiva mais sofisticada descrita por Beck e a
Terapia a Racional Emotiva de Ellis que se assemelham em vários aspectos foi adotada lentamente e hoje se tornou a mais importante e mais utilizada abordagem cognitiva.
(HAWTON; SALKOVSKIS; KIRK; CLARK, 1997).
A TCC utiliza-se da discussão sistemática e tarefas comportamentais cuidadosamente estruturadas para se ajudar os pacientes a avaliar e modificar os pensamentos comportamentos disfuncionais.
2.2 – Principais Conceitos
• As terapias cognitivo-comportamentais - TCC, são assim denominadas por se constituerem numa integração de conceitos e técnicas cognitivas e comportamentais. E em sua essência compartilham três premissas fundamentais:
1. A cognição afeta o comportamento.
2. A cognição pode ser monitorada e alterada.
3. A mudança comportamental desejada pode ser efetuada por meio da mudança cognitiva