Como a lingu stica explica a linguagem da crian a
EXPLICA A LINGUAGEM
DA CRIANÇA
Desde seu nascimento, a criança passa a viver e a ter contato com a mãe, em seguida interagindo com outras pessoas, assim, aos poucos, ela constrói e desenvolve seu mundo, e, nesse caso, o seu mundo lingüístico. É nesse processo, desde seu nascimento até o momento que adquire a linguagem, que estão os estudos sobre a aquisição da linguagem.
A linguaguem é o sistema através do qual o homem pensa, lembra, elabora conceitos, organiza suas experiências, prevê, julga, planeja, idealiza.
A linguagem da criança sempre despertou curiosidade e indagações entre estudiosos e interessados no assunto. Adentrar no mundo da linguagem infantil é descobrir o quão complexo ele é.
São muitos os questionamentos que se fazem acerca de como as crianças adquirem a linguagem: Como as crianças aprendem tão rápido a língua materna? Será que ela já nasce com um pré-disposição ou ele é adquirida? Existe um período crítico para uma aquisição?
Na tentativa de tentar responder essas indagações que existem, foram lançadas várias teorias, que são as chamadas teorias de aquisição de linguagem.
TEORIA DE AQUISIÇÃO SEGUNDO A
PROPOSTA EMPIRISTA
O pensamento empirista foi à base para as duas primeiras teorias em aquisição;
Para justificar o processo de aquisição, importava somente que o conhecimento humano era produzido a partir de suas experiências com o mundo através de estímulos e respostas. A teoria Behaviorista pressupõe que a criança desenvolve seu mundo ou conhecimento linguístico através de estímulo-resposta imitaçao e reforço;
O conexionismo ou associacionismo;
Essa teoria admite que o cérebro e suas reses neurais são responsáveis pelo aprendizado imediato no mesmo instante que ocorre a experiência.
TEORIAS DE AQUISIÇÃO SEGUNDO A
PROPOSTA RACIONALISTA
A teoria racionalista consiste em uma teoria atual sobre a aquisição da linguagem que assume, juntamente com as experiências, a existência de uma capacidade