Teoria do Estoque
Porém, seu surgimento originou-se das artes, com o objetivo de oferecer simetria e harmonia embuídas da filosofia Pitagóricas. Seus conceitos foram sendo disseminados em outras áreas, desde o desenvolvimento e crescimento humano, até a construção de mobiliário, roupas, maquinário, ambientes de trabalho e transportes.
A antropometria foi definida como a ciência de medida do tamanho corporal (NASA, 1978). É um ramo das ciências biológicas que tem como objetivo o estudo dos caracteres mensuráveis da morfologia humana. O tamanho físico de uma população pode ser determinado através da medição de comprimentos, profundidades e circunferências corporais, e os resultados obtidos podem ser utilizados para a concepção de postos de trabalho, equipamentos e produtos que sirvam as dimensões da população utilizadora (ANJOS, 2010).
Pode ser dividida em cinco partes. Somatometria, que consiste em avaliar as dimensões corporais do indivíduo; cefalometria, voltado para o estudo das medidas de cabeça; osteometria, tem como finalidade o estudo dos ossos cranianos; a pelvimetria se fundamenta nas medidas pélvicas e odontometria, que se ocupa do estudo das dimensões dos dentes e das áreas dentárias.
A importância das medidas ganhou especial interesse na década de 40 provocado de um lado pela necessidade da produção em massa, pois um produto o mal dimensionado pode provocar a elevação dos custos e por outro lado, devido ao surgimento dos sistemas de trabalho complexos onde o desempenho humano é crítico e o desenvolvimento desses sistemas dependem das dimensões antropométricas dos seus operadores (ANES, [ ])
Para realizar-se a avaliação antropológica faz-se necessário conhecer as medidas