Memorial Projeto elétrico
OBRA: Estabelecimento Religioso
PROPRIETÁRIO: Igreja Evangélica Luterana Alvorada
ENDEREÇO: Rua Cristovão Stiebe, s/n – Bairro Alvorada
1 – APRESENTAÇÃO
O Presente Memorial tem como objetivo, descrever as características e especificações técnicas referentes a instalação elétrica de uma edificação residencial. Por meio deste projeto esta sendo solicitada a alteração da entrada de energia. O Projeto é constituído dos seguintes documentos:
Projeto Elétrico – Pranchas 1
Memorial Técnico Descritivo
Anotações de Responsabilidade Técnica
2 – ENTRADA DE ENERGIA
O suprimento será efetuado a partir da rede de distribuição do DEMEI, em tensão de 220/380V, considerando suas normas e regulamentos ou ainda instruções para montagem. A entrada de energia será aérea, com cabos de alumínio do tipo multiplex, desde a conexão com a rede do DEMEI, até a mureta onde será montada a caixa de medição. A Caixa de medição embutida na parede da edificação terá as seguintes dimensões 50x50x24 será constituída inicialmente por um medidor trifásico, e disjuntor de proteção, especificado conforme a demanda calculada no projeto, e o anexo J do RIC-DEMEI. As demais estruturas empregadas serão conforme projeto, considerando as normas e regulamentos do DEMEI.
3 – MEDIÇÃO
A medição a ser instalada será do tipo direta em baixa tensão, conforme exposto no projeto. A caixa de medição será externa, instalada na parede com o topo da mesma a 1,6m do piso acabado com as dimensões conforme contido no projeto.
4 – ATERRAMENTO
O cabo principal sem emendas com bitola de 10mm2 deve estar conectado a terra através de bastões (hastes) de aterramento, mantendo uma distância mínima entre estes de três metros. Para todas as conexões necessárias ao sistema de aterramento, devem ser utilizados conectores adequados ou preferencialmente solda exotérmica. O sistema de aterramento deve possuir uma resistência máxima de 10 ohms em