sistema circulatório
A fisiologia da contração muscular explica os fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, desenvolvimento e continuação de qualquer tipo de vida. Na fisiologia humana, é explicado as características e mecanismos específicos do corpo humano, que o fazem ser um ser vivo. O próprio fato de que permanecemos vivos está quase além do nosso controle, pois a fome nos faz procurar alimento e o medo nos faz buscar refúgio. As sensações de frio nos fazem procurar calor e outras forças nos impelem a procurar companhia e nos reproduzir. Assim, o ser humano é, na verdade um autônomo e o fato de sermos organismos com sensações, sentimentos e conhecimento é parte dessa seqüência automática da vida; esses atributos especiais nos permitem viver sob condições extremamente variadas que, de outra forma, tornariam a vida impossível.
DESENVOLVIMENTO
BIOFÍSICA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR
O Músculo
O músculo é um sistema que transforma Energia Elétrica Potencial de biomoléculas em Calor e Trabalho Mecânico.
Em repouso, a energia está praticamente toda em estado potencial. Quando o músculo se contrai, há duas formas de liberação de calor: uma pelas reações químicas e outra pelo atrito entre as estruturas.
O movimento, que representa o Trabalho Mecânico do Músculo, é a contração muscular.
Os músculos são divididos em dois principais tipos:
Fibras lisas:
Contraem-se lentamente, mas a contratura pode durar muito tempo.
Fibras estriadas:
Contraem-se mais lentamente, mas a contratura pode durar mais tempo.
Características Gerais da Contração Muscular
Tanto o calor, como o trabalho muscular, podem ser medidos com precisão. Eficiência mecânica é a relação do trabalho realizado com a energia gasta, ou seja, indica quanto de energia virou trabalho, quanto se despendeu como calor.
São dois tipos de Contração Muscular:
* Contração Isométrica - O músculo se contrai, mas seu comprimento não se altera. Não há trabalho físico, pois o produto da Força pela Distância