teoria do desenvolvimento
TEORIA DA APRENDIZAGEM
Introdução
Nesse trabalho vamos apresentar teóricos, teorias, referências e pesquisas sobre aprendizagem e o quanto ela é importante para o cognitivo como também para a sociedade.
O que é APRENDIZAGEM?
A aprendizagem é o processo de alteração consiste no comportamento individual, ou seja, é algo interno. É a capacidade e a possibilidade que as pessoas tem para perceber, conhecer, compreender, e reter na memória as informações obtidas.
Já a aprendizagem motora é a mudança interna do domínio motor do indivíduo que pode ser deduzida com uma melhoria relativamente (pois pode melhorar) permanente em seu desempenho, como resultado da prática.
A aprendizagem é dividida em três fases:
1ª Fase:
Estrutural:
Marca um período inicial do desenvolvimento altamente uniforme (igual) entre os indivíduos, neste período as alterações são exploratórias e não coordenadas, são estimuladas pelo próprio organismo.
2ª Fase:
Básico:
É marcado por um período no qual o bebê tem mais percepção, presta atenção em tudo, tem menos limitações e tem maior capacidade para manipular e explorar o ambiente.
3º Fase:
Social:
A criança já está desenvolvida, nessa fase ela aprimora o que já sabe, começa a gravar símbolos, distingue o que é certo e errado, respeita as regras, e é aonde já começa a fase para ir a escola.
Aprendizagem: Segundo a visão dos teóricos da aprendizagem, todo o desenvolvimento envolve um processo de aprendizagem e, portanto, não ocorre só em determinadas fases que dependem da idade e do amadurecimento (Bijou e Baer, 1978). As leis básicas da teoria da aprendizagem exploram o relacionamento entre um estímulo – isto é, uma ação ou um evento – a reação comportamental com a qual o estímulo-isto é, uma, ação ou um evento –a reação comportamento com a qual o estimulo está associado. Algumas respostas são