TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO POR PIAGET brincadeira ludica ESTÁGIO OPERATÓRIO CONCRETO
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO POR PIAGET
ESTÁGIO OPERATÓRIO CONCRETO
Jean Piaget (1896-1980) teve muita influencia na educação durante o século 20, apesar de não ter atuado como pedagogo seu nome é muito importante na área. Piaget foi biólogo e dedicou sua existência à observação científica do processo aprendizagem e obtenção de conhecimento do ser humano ao longo da vida, principalmente no período da infância.
Através dessas observações de concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade Piaget criou a Teoria Cognitiva, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, sendo eles: sensório-motor, pré-operacional (pré-operatório), operatório concreto e operatório formal. Esses estágios descrevem desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
Para esta atividade, tomaremos base no estágio operatório concreto, que dura dos 7 aos 11 anos de idade em média, em que a criança começa a utilizar conceitos como os números e relações. Esse estágio passa a manifestar-se de modo mais evidente com o início da escolarização formal, é caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos. Neste momento, o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação torna-se mais estável, surge então a capacidade de fazer análises lógicas, há um aumento da empatia com os sentimentos e as atitudes dos outros deixando de lado o egocentrismo. O declínio do egocentrismo se entende a linguagem que se torna mais socializada, e a criança será capaz de levar em conta o ponto de vista do outro, assim objetos e pessoas passam a ser mais bem explorados nas interações das crianças. A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e separar fantasia