teoria do conhecimento
“... o conhecimento é uma crença verdadeira justificada.” (PLINHO,2009, p. 5.)
Certamente como a citação pode ser valida de forma razoável sobre a definição de conhecimento, mas tendo 3 pilares que sustentam essa afirmação caímos em outras questões como o próprio autor apresenta.
As crenças são ideias que se tomam como verdadeiras muitas vezes não sendo concretas vindas de diversas partes na nossa criação como de nossos familiares, professores entre outros, adquirimos crenças como de Deus, xacras, espíritos.
Poderia dizer com sobre verdade que se encaixa em conceito de algo que você se tem contato, experiência que se tem certeza e assim pode se afirmar algo que de fato é.
E, por ultimo, justificativa podemos colocar como por um fato que realmente aconteceu, uma afirmação que seja verdadeira de fato.
De qualquer forma a teoria do conhecimento, ou o que é conhecimento e outros conceitos são assuntos muito complexo e que sempre teremos duvidas no final das contas, a final sempre temos ideias que sem opõem as outras, e verdades, crenças e justificavas.
Trabalho comentado sobre as bibliografias:
Smith, Plínio J. "Teoria do conhecimento e filosofia da ciência" in Coleção Explorando o Ensino: Filosofia, volume 14, Brasilia, 2010, p. 143-158.
Moser, Paul; Mulder, Dwayne; Trout J., A teoria do conhecimento: uma introdução temática, São Paulo: WmfMartins Fontes, 2009.