teoria de taylor
Frederick Winslow Taylor nasceu em Germantown, subúrbio da Filadélfia, Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, no dia 20 de março de 1856.
Começou a trabalhar aos 18 anos em uma oficina mecânica como aprendiz, mas seu destaque foi em 1878, aos 22 anos, quando conseguiu emprego nas oficinas de construção de máquinas Midvale Steel Company. Nessa empresa desenvolveu os estudos e aplicação dos Princípios de Administração Científica. Taylor Contribuiu de forma eficaz para o desenvolvimento industrial do século XX, foi um grande homem da época, sendo considerado o “Pai da organização Científica do Trabalho”, pois tinha força de vontade e grandes idéias. Com experimentações, invenções e estudos minuciosos. Tornou-se criador dos Princípios da Administração Científica que foi o marco da época e ainda utilizamos na nossa administração até hoje. Foi dessa forma que Taylor registrou 50 valiosas patentes de invenções sobre máquinas, ferramentas e processos de trabalho. Sendo assim surge a relação de Taylor com a alienação. Esse surgimento foi em função de sua dedicação e atenção inteiramente para fábrica e produção, através de sua eficiência de supervisão e dos estudos de tempos e movimentos.
Postado por Carlos Alberto às 17:19
Fonte: http://administracaomaster.blogspot.com.br/2008/05/taylor.html
A administração é uma arte e uma técnica que remonta aos primórdios da civilização e vai crescendo em escopo e complexidade na medida em que crescem as cidades, se organizam os Governos e surgem as grandes empresas fabris, a partir da 1ª Revolução Industrial.
Tal como o conhecemos hoje, elevado ao status de ciência, a Administração é o resultado da contribuição de inúmeros engenheiros, psicólogos, sociólogos, economistas, matemáticos e estatísticos, contadores, advogados.
A ciência da Administração e a Teoria Geral da Administração representam, hoje, as conquistas de uma longa história, no campo do conhecimento humano que despontou no início do século X, no quadro