TEORIA DE SISTEMAS
Antes de discutirmos sobre empresa, sistemas e tecnologia da informação, é preciso entender Teoria Geral de Sistemas e suas premissas.
Estuda de modo interdisciplinar a organização abstrata de fenômenos, independentes de sua formação e configuração presente. Investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição. T.G.S. iniciou sua aplicação na administração em função da necessidade de uma integração das teorias anteriores (Cientificas e Relações Humanas, Estruturalista e comportamental inicialmente das ciências sociais)e da intensificação do uso da tecnologia da informação nas empresas
HISTÓRIA - Os primeiros enunciados datam 1925, foi proposta em 1937 pelo biólogo austríaco Ludwig Von Bertalanffy, tendo alcançado seu auge na década de 50.
A teoria de sistemas se envolveu rapidamente na teoria administrativa por duas razões (CHIAVENATO, 1993):
A necessidade de integração maior das teorias que precederam. Ex.o jantar será precedido da sobremesa. (vir antes de algo)
A tecnologia da informação trouxe imensas possibilidades de desenvolvimento e operacionalização de idéias que convergiram para uma teoria de sistemas aplicada à administração.
Conceitos fundamentais
ENTROPIA – Todo sistema sofre deteorização que é danificação;
SINTROPIA - Negentropia ou Entropia negativa para que o sistema continue existindo, tem que desenvolver forças contrárias á entropia;
HOMEOSTASE - Capacidade do sistema manter o equilíbrio;
O que é sistemas?
É um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas.
Decorrem dois conceitos:
Propósito (ou objetivo) globalismo (ou totalidade)
Sistema significa: Combinar, ajustar, formar um conjunto;
Propósito ou Objeto – as unidades ou elementos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo a