Teoria de Sistemas
A Teoria de Sistemas (TS) surgiu a partir dos trabalhos de Ludwig von Bertalanffy e ela é um ramo da Teoria Geral de Sistemas (TGS) e partir de 1960 se tornou parte da Teoria Geral da Administração (TGA).
Tem como objetivo produzir e elaborar teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica. Entretanto, é necessário ter conhecimento sobre o que é um sistema e todas as suas características.
A palavra sistema significa um conjunto de elementos interdependentes e que interagem entre si ou um grupo de unidades que formam um todo onde há organização, ou seja é um conjunto de elementos interligados que formam um todo. Onde esse todo apresenta características únicas, não encontradas em seus elementos formadores.
Um sistema possui características como um Propósito ou Objetivo e o Globalismo ou Totalidade que se trata de que qualquer mudança ou alteração em uma das partes do sistema, causará uma mudança no todo, fazendo com que esta seja global dentro do sistema.
Em relação a tipos de Sistema, eles são separados seguindo alguns critérios, quanto a constituição existem o sistema físico e o abstrato em que o primeiro se trata daqueles que podem ser descritos quantitativamente em termo de desempenho e o segundo são os conceituais, ou seja, os que só existem em pensamento.
Quanto a sua natureza, existem os sistemas fechados e abertos. Sistemas Fechados são aqueles em que não há manifestação com o meio ambiente, não há recurso externo e não é produzido nada para fora.
Sistemas Abertos são os que apresentam relação de intercambio para o animal através de diversas entradas e saídas.
O Sistema é composto por parâmetros, estes que são constantes que caracterizam por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional de um sistema ou seu componente.
• Entrada: É a força ou impulso de arranque ou de partida do sistema que fornece material ou sinergia ou informações para a operação do sistema.
• Processamento: É a ferramenta de