teoria de sistemas
1 - O que é Teoria Geral de Sistemas?
A Teoria Geral dos Sistemas, não busca soluções práticas para os problemas, mas sim formular conceitos para a aplicação empírica segundo Bertalanffy. A teoria parte dos seguintes pressupostos: - possui tendências para integração das ciências naturais e sociais; - orientam-se rumo a T.G.S.; - buscam a integração na educação científica. E se fundamenta nas seguintes premissas: - os sistemas existem dentro de sistemas; - os sistemas são abertos; - as funções de um sistema dependem de sua estrutura.
2 - Quais as características dos sistemas?
O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados. É o que chamamos emergente sistêmico: uma propriedade ou característica que existe no sistema como um todo e não existe em seus elementos em particular. Segundo Bertalanffy, o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade).
3 - Quais são os tipos de sistemas?
Há uma variedade de sistemas e várias tipologias para classificá-los. Quanto à sua constituição, os sistemas podem ser físicos ou abstratos. Ainda podemos classificá-los quanto à sua natureza, sendo denominados de fechados ou abertos.
3 - O que são sistemas abertos e sistemas fechados?
Sistemas abertos são aqueles caracterizados por constantes intercâmbios com o ambiente, assim o sistema é influenciado pelo ambiente e também influi sobre o mesmo. O sistema aberto sempre sofre mudanças em sua estrutura, portanto seu estado final não está condicionado ao seu estado inicial. No sistema aberto há a competição com outros sistemas. Já o sistema fechado, é considerado um sistema mecanicista, ou seja, não há interação com o ambiente. No sistema fechado ocorre o contrário,